Depois de uma semana conturbada, onde praticamente não treinei, nesse final de semana consegui fazer dois bons treinos de percurso. No sábado foram 16kms com média de 5m20s/km, totalizando 1h25m20s, já no domingo fiz talvez meu melhor treino do ano, embora minha planilha pedisse 21kms, compareceram no ponto de encontro mais 7 amigos, e numa rápida conversa optamos por correr 15kms num percurso de média dificuldade, sendo boa parte percorrido pelo acostamento da Via Anchieta, sentido Santos, e fechei em 1h11m17s com média de 4m45s/km, sob sol bastante forte já às 8:00hrs da manhã, o que não é normal aqui em SBCampo, gostei bastante do treino.
Após cinco anos de corridas e treinos, com duas maratonas disputadas, nesse final de semana pensei bastante sobre correr por prazer somente ou manter a obrigação de seguir treinos rígidos. Tenho feito muitos longos, assim como tiros e subidas visando a Maratona de SP, e isto tem sido muito desgastante, porque não se corre uma maratona sem que os treinos virem obrigação.
Em 2006 corri a maratona, em 2007 me contundi 30 dias antes e fiquei de fora, em 2008 me contundi 45 dias antes, fiz um tratamento de choque e corri sofrendo bastante.
Não sei, estou pensando em disputar provas de até 25kms no máximo, fazendo menos longões, treinos mais curtos e esquecer de vez as maratonas. Vamos ver, tenho que pensar melhor para não me arrepender, nem tomar decisões intempestivas. É isso aí.
5 comentários:
Walter, neste domingo fiz a corrida mais longa de minha curta vida de atleta. Foram 33 km, pesados, de aclives e declives acentuados, com muito sol na cabeça. Fazia parte do treino para minha primeira maratona (será em POA, em maio deste ano) e estão passando pela minha cabeça os mesmos pensamentos... vale a pena? Quais meus reais objetivos? Vou me dar mais alguns meses para decidir...
Walter, hj o meu limite é a Meia.
Um objetivo para o ano que vem.
Mas, esse é hj. Amanhã pode ser que mude.
Márcio,
Acho que para um amador, todo esse sofrimento e dor não são necessários, li no Blog do Júlio Cordeiro, aí de Pernambuco, que ele também pensa se vale a pena correr ultras. Estou pensando.
Xampa,
É aí que pretendo chegar, limitar minha distância, fazer treinos mais confortáveis e curtir o esporte como mero coadjuvante mesmo.
Parabéns meu amigo. Eu ao inicio das corridas, queria tudo em pouco tempo. Com 2 meses, fiz a minha 1º meia, mas depois o corpo pagou caro, com lesões. Abraços
Caro Carlos, acho que vc. chegou no ponto, o querer sem limites, hoje corro com muitas dores, especialmente nos tendões, acho que já é a cobrança do corpo por tantas rodagens, fosse eu um profissional atrás de dinheiro e fama valeria a pena, mas, como amador acho que vou optar por correr por prazer.
Um abraço
Postar um comentário