sexta-feira, 11 de maio de 2012

Vamos planejar e algumas decisões importantes

Sab - 21km
Dom - 14km
Seg - 8km
.
Passadas duas semanas da Maratona de BH vou fazer o que mais gosto, planejar.
Nesses últimos 12 dias fiz apenas os três treinos acima no final da semana passada, aproveitei para fazer exames médicos, dentre eles, ergométrico, hemograma completo, ECG, e levei-os ao cardiologista.
Os resultados foram bem satisfatórios mas depois de uma longa conversa com ele sobre limites, do corpo e especialmente do coração, limites na prática da atividade física, prazer pela superação de desafios, a tendência a se desafiar cada vez mais, enfim, um papo bem interessante porque o cardiologista é também médico da empresa onde trabalho e conhece o meu dia a dia profissional, fui prá casa pensando no que desejo e em tudo que me aconteceu nos últimos anos.
Hoje, aos 46 anos tenho uma vida bem ativa quanto a prática de atividade física, mas nem sempre foi assim, trabalho há 32 anos na mesma empresa, como muitos de nós tenho um dia agitado, estressado, repleto de decisões difíceis a tomar, 26 anos de casamento e 3 filhos com 24, 22 e 15 anos, para quem é casado e tem filhos não preciso dizer mais nada e antes juntava-se a isso uma vida sedentária, comida e bebida demais e atingi os 90kms para o alto dos meus 1m69 e pressão alta aos 38anos.
Nos últimos 8 anos isso mudou radicalmente e hoje com os exames em dia, 69kgs de peso, boa condiçao física me deparo com outra questão, qual o meu limite, levando-se em consideração meu histórico, meu dia a dia e minha idade? Segundo o doutor o coração está bem, mas tem limites, na teoria dele atletas morrem porque esquecem que o coraçao tem esses limites, na visão dele correr 42kms eleva a autoestima de qualquer amador a um limite estratosférico, faz com que o atleta renda mais em todos os outros campos de sua vida pelo bem estar e segurança proporcionados, mas exige treinamento pesado, dedicação forte, no meu caso o amor pela corrida me move, foram tantos os benefícios que ela me proporcionou que me apaixonei por ela, mas é uma paixão que não me levará a fazer um sacrificio maior do que aquele que eu julgue suportar.
Digo tudo isso porque optei por me tornar mais seleto com as Maratonas, decidi que correrei duas por ano e somente duas, não mais, farei um ciclo de no máximo doze semanas de treinamento específico, isso dará no máximo 24 semanas no ano, as demais 28 semanas serão para ciclos de treinamento para meias maratonas, portanto menos agressivos.
O doutor me convenceu que ir para a academia, o que eu detesto, é importante, e me deu atestado de capacidade física me encaminhando, portanto já fiz, estive ontem a noite na academia e vou tentar mais uma vez reiniciar na próxima semana, a vantagem é que agora a academia é dentro do condomínio onde moro, se eu não for é preguiça mesmo.
Assim dividi a semana em 4 dias de corrida na rua, 2 dias na academia e 1 dia de descanso.
Diante disso tudo desisti da Maratona de SP, vou mudar minha inscrição para correr os 25k, farei somente este ano a Maratona do RJ, depois dela somente meias, assim inicio este final de semana um ciclo mais curto de 8 semanas de treinos para essa prova, que é o tempo que tenho.
Caramba, o que um longo papo com um cardiologista não faz com a gente né? Obviamente com isso busco prolongar minha vida e a prática da corrida, se der certo vou contar aqui, se não der vocês ficarão sabendo por outros meios, rsrsrsrs. Por ora é isso.






5 comentários:

Ricardo Hoffmann disse...

Muito sensato Walter!! É para correr pra sempre! Ivo Cantor é nossa inspiração, 2 maratonas no ano!! E beleza a inteira no RJ!!!!!! Abração

E disse...

essa consulta rendeu mesmo!
isso é bacana!
repensar...

a gente tá sempre aprendendo: sobre nossos limites e também sobre o que queremos, o que realmente queremos!

este ano também estou muito mais seletiva... senti que precisava voltar atrás em relação ao volume de treinos e aos desafios maiores, e voltei!
deu vontade de trabalhar melhor a base, de fazer mais meias maratonas, e de explorar mais essa minha paixão por trilhas...

viver é em aberto, e isso é muito mágico!

parabéns!
estarei aqui acompanhando seus treinos:)

bjs
e parabéns pela família!!!

simplifique disse...

Bela reflexão e obrigado por dividir.

Anônimo disse...

Walter,
Beleza de texto!
Faça os exercícios básicos na academia do seu condomínio. Isso te dará mais segurança para as corridas. A musculatura fica forte e suporta as nossas extravagânicas quilométricas.
Bom saber que entre as maratonas selecionadas, a do Rio de Janeiro estará nos seus planos.
Vai correndo e deixa a vida te levar, ok?
Abração!
Gilmar

FREE ATLETA disse...

BONS TREINOS GUERREIRO !!!!!1