quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A gota d´agua

Recebi email de meu amigo baleias Ricardo Hoffmann, que faria comigo a Maratona de Curitiba, informando sua desistência e eu que já vinha alimentando essa ideia também, decidi, não vou para Curitiba.
Já estou com passagens compradas, inscrição feita e hotel reservado, e não vou.
Após a Maratona do Rio de Janeiro, onde me preparei muito para atingir meu objetivo de sub 4hrs e falhei, concluindo a prova em 4h06m., me bateu um forte desânimo.
Neste segundo semestre venho me arrastando, treinando pouco e mal, em volume insuficiente para fazer uma Maratona, tenho em mente que corrida é um esporte onde se corre, parece óbvio, mas não é, não se preparar adequadamente para uma prova de 5k, 10k até 15k, sem problemas, você chega ao fim, correndo, claro sem qualquer expectativa que não seja apenas a de concluir, mas a partir dos 21k, o bicho pega, arrisco dizer que nos 21k ainda assim dá para concluir correndo, mesmo que bem leve, agora na Maratona não dá.
Não se prepare adequadamente e você irá andar muito, muito mesmo, irá descobrir a real distância de 42k, e isso eu não quero.
Faltam duas semanas e não estou pronto, não me sinto psicologicamente forte e confiante, vou me chatear, vou ter que caminhar muito, e para mim corrida é um esporte onde se corre, pode parecer arrogante, não é, é apenas questão de auto análise, para mim só funciona assim.
No ano passado fiz 4h04m lá em Curitiba e fiz uma preparação excelente, meu melhor tempo é lá, 3h53m, com uma preparação também ótima, sei o quanto a prova é dura, não dá prá mim, não vou, paciência.
Correrei o resto do ano sem qualquer compromisso, não irei para a festa baleias na pampulha, e aí pelo fato de que receberei parentes que vêm em férias para minha casa e ficarão todo o mês de Dezembro, bom receber parentes em casa, ruim porque vou perder um festão.
Pretendo correr os 15k da corrida Sargento Gonzaguinha em dezembro aqui em São Paulo, a São Silvestre já corri cinco anos seguidos, não sei se quero mais, embora a mudança de horário tenha me animado.
Penso em correr somente duas Maratonas no ano que vem e já sei que uma será Curitiba, a outra estou entre São Paulo e Rio de Janeiro, tenho vontade de correr uma prova internacional, mas tenho questões pessoais para ajustar antes disso, acho que com a formatura dos meus filhos esse ano, esse momento intenacional na minha "carreira" ficará mais próximo, mas não me preocupo, passado para mim é algo que já vivi e portanto não me interessa mais e o futuro, até planejo, mas deixo nas mãos de Deus. É isso aí.

5 comentários:

Ricardo Hoffmann disse...

Onde é que eu assino?

Perfeitas considerações Walter.

simplifique disse...

Puuuutttz, soube hoje do Hoffman tb.
E agora vc?
Com belissimas razões.
E eu me pergunto: Será que vai dar para mim?
A preparação foi boa, com 9 dias sem fazer nada.
O longo de sábado me quebrou.
O treino de hj não.
Acho que vai doer e muito. Confesso, que estava com medo na 2a.
Vou para fazer o que der e sem me quebrar. Espero fazer em 4:30. Ficarei muito feliz se for assim, mas não quero me quebrar não.
Ainda terei que voltar de avião e ajudar a carregar muita coisa.

Unknown disse...

Pelo dito, é a decisão mais certa...

Fábio
www.42afrente@blogspot.com

E disse...

tô com você!
bom fazer uma prova quando a gente sente que tá preparado!
porque prova sem treinar, até caminhando dói:)

vem pro Rio ano que vem!
pra 2013, minha meta é treinar pro sub4h, de preferência na maratona do Rio - onde, de quebra, é sempre festa:)

Unknown disse...

Fala Walter tudo bem ?
Eu desisti de Curitiba por dois motivos o primeiro é o calor que esta batendo nas nossas cabeças , e se faz um calor desses em Curitiba ? Não consegui fazer um treino longo nos últimos 20 dias, iria correr faltando lição de casa e receio de sofrer demais na prova, diante do calor lembrei de voce em Minas esse ano e aquele relato comparei como seria Curitiba desgastante, troquei pela Pampulha , aproveitar a festa , e se fizer calor 18 km eu aguento e fica de bom senso!!!Ainda bem que agora praticamente tem 42 km todo mes ,e desistir agora não tem problema usa o preparamento iniciado para outra (conforme a vida particular permite !!) Abraços e aguenta e trata bem o cunhado e compra a cerveja que ele gosta rsrs....