segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

44ª Corrida Sgto. Gonzaguinha

Tenho buscado me conscientizar de que este ano estou no lucro, e tenho conseguido, eu que nem esperava poder correr mais esse ano, ontem fiquei muito feliz.
A corrida Gonzaguinha está entre as minhas preferidas, são 15kms num percurso muito bom, quase todo plano, é verdade que o visual é feinho, mas estamos ali para correr não é mesmo?
O sol deu as caras e estava nervoso, muito, muito quente, o que fez parecer que os postos de hidratação não eram suficientes, muita gente tomava água e 1km depois já estava pedindo mais, mas não era verdade que os postos estavam escassos, é a sensação provocada pelo calor, somente acho que o 1º posto deveria estar no máximo a 3kms e não a 4kms da largada, os demais estavam a 3kms um do outro.
Outro fato que notei, muitos corredores caminhando, já nos 5/6kms, acho que é falta de preparo, de um treinamento mínimo, uma estratégia mal planejada e executada ou a falta dela, é claro que alguns certamente tinham algum problema, mas muita gente caminhando, apesar do calor, mostra que as pessoas ainda acreditam que correr 15k é calçar o tênis e por um pé a frente do outro, não é, é muito mais que isso, vi também algumas pessoas passando mal, especialmente após 10/12km, é cena triste ver um corredor deitado na calçada, respirando com dificuldade, acho que temos que ouvir mais nosso corpo, temos que obedecer nossos limites, eu sei que empolga quando vc. está no meio da massa, mesmo sem querer vc. acaba fugindo do que treinou e acelera e o corpo cobra a conta, é importante anotar seus tempos em treinos, estudar com atenção esses treinos para ver sua evolução e projetar uma corrida dentro da sua realidade, e essa realidade é só sua, a do outro é diferente da sua, vc. ultrapassará muitos e também será ultrapassado por outros tantos, mais velhos, mais jovens, mulheres, e nada disso importa se vc. está cumprindo sua estratégia, temos que nos respeitar mais.
Dentro do meu plano de não forçar nada mais esse ano, planejei correr no limite de 1h30mins, o que daria pace de 6min/km, dessa forma eu cumpriria com tranquilidade e sei que chegaria sobrando, o que é muito importante, pois bem, larguei com calma, me posicionei bem para trás para não incomodar os mais rápidos, nem ser incomodado por eles, e desenvolvi desde o início uma velocidade boa e suficiente, não senti qualquer dor ou vontade de reduzir, mantive o ritmo, tomei água em todos os postos, um gel de carboidrato nos 10k e corri feliz, durante a semana eu havia feito somente um treino na quarta feira de 14k e cheguei bastante descansado, conclui em 1h25m30s e pace de 5m41s/km, o que mostra que estou retomando minha condição física, com calma e equilíbrio.
Venceu a prova o Marilson em 44min23s, o cara é fera, tive a oportunidade de vê-lo na Av. Olavo Fontoura, eu indo, ele vindo, sozinho, o 2º colocado 2 minutos atrás dele, dá para apostar nele na SSilvestre.
Acabei de montar minha planilha para 2011, planejei meu calendário, divulgarei tudo oportunamente e continuarei contando semanalmente o andamento de meus treinos e provas. É isso aí.

5 comentários:

Unknown disse...

Walter;

Para quem estava lesionado e sem perspectivas esse ano, vc deu um banho de superação e determinação...

Parabéns !!!

Abs
Fábio
http://42afrente.blogspot.com/

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
---ooO--(_)--Ooo-
Walter vc quem planejou correr essa prova em 1h30min e acabou fazendo em 1h25min tá bom demais camarada...Também li nos outros blogs dos amigos que essa prova foi dificil mesmo de se correr devido o calor e o que vc escreveu aqui vc tá certo as pessoas pensam que correr é mole e nem treinam e quando chega na prova assim sofre é isso ae camarada meus parabéns por mais uma prova concluída e como tem muitos blogs para acessar já adianto lhe dando um Feliz Natal Abençoando e iluminado com seus familiares e que em 2011 Deus possa continuar te abençoando e te realizando os seus sonhos e que vc volte com força total nas corridas.

Bons treinos e um forte abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com
Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

FREE ATLETA disse...

Ta bem pra caramba Walter !!! Parabéns guerreiro, que venha 2011 Ahuuuuuuuuuuuuuuu

Julio Cordeiro disse...

Walter,
Parabéns pela corrida e pela recuperação plena. Você deu exemplos a muita gente de paciencia e perseverança.
Agenda a maratona do Recife dia 07 de agosto 2011 no teu calendário.Teri o maior prazer de mostrar as belezas aqui da minha terrinha.
Feliz Natal
Abraços Pernambucanos
Júlio Maratonista

E disse...

oi, walter!!!

você é um grande exemplo para mim! de disciplina, consciência corporal, paciência, determinação!
quando conheci seu blog, você estava ainda na fase de consultas, de avaliações sobre sua lesão... acompanhei sua recuperação, sua volta aos treinos, sempre admirada com o modo como você vem reconquistando seu condicionamento!

parabéns!!!

e quanto à prova, mais uma vez você deu uma aula de como a gente deve ir pra uma prova! tem que traçar uma estratégia, em cima do que treinamos, para fazer uma prova bem consciente, e acima de tudo, em segurança!

abraços!