segunda-feira, 29 de abril de 2013

Baleias na Meia do Shopping ABC de Santo André

Foi um domingo e tanto, levantei às 5h30m animado para participar da meia de Santo André, pelo que vi no sábado na retirada do kit, me animei bastante, uma boa organização, recebemos número de peito, chip e um encarte contendo explicações sobre a prova e oferecendo descontos em muitas lojas do shopping, variando de 5 a 15% e podendo ser utilizados até 31/5, como dias das mães está aí, olha eu me aproveitando do brinde, o tempo estava bom para correr, cheguei ao shopping por voltas das 6h30m, o estacionamento estava liberado aos corredores, encontrei alguns amigos, conversei bastante e às 7h30m pontualmente foi dada a largada ao som de Judas Priest, não sou aficionado em metal, mas essa banda é sensacional, especialmente o vocalista.
O percurso não é tão fácil quanto na meia da Corpore, já na Av. D.Pedro II o sobe e desce começou, culminando com o retorno próximo a divisa com SCSul, onde você desce forte, mas tem que subir tudo de novo pelo outro lado, o ponto complicado é que largou o pessoal de 5 a 10k também junto com o pessoal do 21k, e acho que eles são prejudicados porque são ritmos bem diferentes. Até a separação do percurso lá pelo km. 7 esse pessoal do 10k puxa a gente, mesmo que inconscientemente você acaba indo mais forte, no primeiro retorno vi o Alessandro, baleias na veia, obviamente ele já voltava, enquanto eu ía, isso aconteceria também no retorno no km. 14, ele voltando, eu indo, rsrsrsr., o cara corre bem.
Quando ficou somente o pessoal do 21k reduziu bastante o número de corredores e as avenidas ficaram bem mais livres, o calor não foi tão forte, ao menos para mim e segui na minha velocidade de cruzeiro, meu objetivo era correr abaixo da 1h48m que fiz na meia da corpore, mesmo sabendo que esse percurso era bem mais difícil, não deu, fechei em 1h49m12s pelo meu relógio, um minuto acima, mas pela dificuldade, acho que fui melhor ontem, do que na corpore, embora com tempo pior.
A organização foi muito boa, com tudo que se espera, boa hidratação, gatorade no caminho, embora em copo, que eu dispensei, e o legal foram a buchinhas molhadas com água gelada para passar no corpo, tanto na ida quanto na volta, ajudou muito.
No caminho, como já virou rotina, alguns corredores gritando, vamos baleias!!!, com o manto coral não tem anonimato, no final encontrei o Alessandro, conversamos um pouco, embora rapidamente e voltei para casa feliz, satisfeito com minha prova, porque cheguei inteiro, sem lesões, o tempo é apenas detalhe, depois filei um churrasco na casa do cunhado, e dormi cedo, agradecido a Deus por me permitir alcançar a felicidade na simplicidade.
Agora no dia 12 corro os 10k da GRAAC no Ibira, percurso prá lá de manjado, mas é por uma ótima causa. É isso aí.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Semana 11 - Um bom longão

Ter - 10km
Qua - 12km
Sex - 14km
Dom - 25km
.
Nesta semana foram 61kms, consegui cumprir o 4 dias de treino. Na terça uma rodagem leve de 10km, na quarta fiz aquele famoso progressivo, iniciando 4km lentíssimos, depois 4km muito lentos e 4km lentos, mas que foi progressivo foi, sexta feira rodagem com 14km e no domingo o longão de 25km, esse bem aproveitado, fiz o percurso da meia de SBC mais 4km, foram vários trechos com subidas, num percurso bem misto, cansei bastante mas cumpri, é certo que deitei para assistir o jogo do meu time a 4hs da tarde no  quarto, com cortinas e porta fechada, minha mulher foi na casa da sogra, e só vi o apito inicial, acordei por volta de 20:30hs, totalmente perdido, querendo me trocar para ir trabalhar. Acabo de ver nas ligações perdidas do celular que o Miguel me ligou, não ouvi, me ligou também o Robson, iniciamos o longão juntos e depois nos desencontramos, que chato, não atendi ninguém, preciso retornar.
Enfim, foi uma boa semana, no próximo domingo correrei a Meia Maratona do Shopping ABC em Santo André, não conheço a prova e somente parte do percurso, já me informaram de problemas com a organização em edições anteriores, veremos, o importante é que será um treino muito bom. É isso aí.

domingo, 14 de abril de 2013

Meia da Corpore

Seg - 10k
Qua - 12k
Sex - 8k
Dom - 21k
.
O domingo amanheceu frio e chuvoso, com já havia sido no sábado durante todo o dia, a minha expectativa era grande, minha primeira meia no ano, serviria para medir como anda minha preparação para a Maratona do Rio.
No sábado meu filho me liga informando que viria com mais dois casais de amigos para comer uma pizza e tomar vinho, ora, quer alegria maior que receber visitas em casa? Ainda mais o filho com os amigos? Só que.....
Meu planejamento de dormir bem cedo, se foi, já era mais de meia noite quando os últimos foram embora, isso sem contar que com aquele friozinho, tomei umas taças de vinho a mais, eram meia noite e meia quando deitei, para levantar às 4h20m da manhã.
Dormi apenas 4 horas e achei que isto poderia me atrapalhar, cheguei na USP 6 horas, a largada seria as 7h30mins., uma garoa forte, um frio agradável, fiz um bom aquecimento, conversei com alguns amigos e me alinhei na largada.
Esta meia é uma das melhores aqui em SPaulo, a largada se deu no horário, sem qualquer atraso, o percurso é plano, somente o asfalto molhado me preocupava um pouco, larguei bem, segui o pelotão e passei o primeiro km. em 5m24s, segui acelerando passando o km. 4 em 5m08s, depois caí um pouco, passando os kms. 5,6 e 7 acima disso e no km. 8 voltei a acelerar fechando em 5m04s, me sentia bem, optei por tomar somente água, nada de gel, nada de gatorade em copo, passei o km. 9 em 4m57s, primeiro abaixo de 5m/km, depois até o km. 13 mantive média levemente acima de 5m/km e no km. 14 voltei a fechar abaixo em 4m59s, mesmo tempo do km. 15, já no km. 16, correndo bem solto, passei em 4m50s, minha melhor passagem,  no km. 18 e km. 19, 4m55s e 4m58s e aí reduzi nos kms. 20 e 21 já bem cansado, fechando a prova em 1h47m49s, média de 5m06s/km, tempo não oficial, e bem feliz, porque meu objetivo inicial era ficar entre 1h55 e 2hs., jamais esperava ficar abaixo de 1h50m.
É certo que o percurso é bem tranquilo e que o tempo ajudou, mas me mostrei bem preparado, acho que o meu caminho está certo.
Minha próxima prova será a Meia de Santo André, dia 28/4, num percurso não tão fácil, quanto esse da Corpore, tenho duas semanas para evoluir um pouco mais e espero reduzir esse tempo. É isso aí.

domingo, 7 de abril de 2013

Semana 13 - Curta, mas eficiente

Qua - 10k
Sab - 14k
Dom - 21k
.
Foi uma semana bem importante para mim, decidi minha participação na Maratona do Rio de Janeiro e estou bem entusiasmado.
Corri na quarta 10k e decidi fazer a inscrição para o Rio, na quinta choveu muito, acordei bem cedo para treinar mas sair às 4h40m da manhã com chuva, convenhamos, não é fácil, minha disciplina é boa, mas não deu dessa vez.
No sábado fiz 14k já pensando no Rio, e fechei em 1h19m, dentro da minha expectativa e hoje, domingo, corri 21k em 1h58m, portanto, estou bem feliz.
Amanhã levanto cedinho para 10k regenerativo, bem leve, e no domingo tem a Meia da Corpore na USP, prova que gosto muito mesmo, sempre bem organizada, num percurso plano, pouquíssimas subidas e espero fechar entre 1h50 e 1h55, já que treinei hoje no percurso da Meia de SBC, bem mais difícil.
Enfim, estou bem animado, vou treinar bastante, vou tentar perder 2 ou 3 quilos nesses 3 meses e chegar ao Rio pronto para correr sub 4hs, mesmo que seja 3h59m59s, já está valendo.
Agora é trabalhar e treinar durante a semana, e seguir em frente. É isso aí.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Maratona do Rio - Tô dentro!!!!

Acordei decidido, fiz inscrição, comprei passagem, reservei hotel.

Vou para a Maratona do Rio, mais que correr, reencontrar o baleial que para lá se dirigir.

Hoffmann, não sei como vou chegar em 07/07, porque terei férias nordestinas antes, mas sub 4hs é a meta, sem isso, não consigo levantar cedinho para treinar.

É isso aí.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Cada volta é um recomeço

Depois de um bom tempo desanimado e em baixa, treinando pouco, aconteceram fatos que me reanimaram a prosseguir correndo.
Confesso que procurei outra coisa para fazer, e pensei em largar as corridas, blog, tudo, alguns fatos me chatearam bastante, mas, passou....
Além de participar, com muito orgulho, da equipe Baleias, já estou com saudades do pessoal, mas ainda vai demorar um pouquinho para encontrar com todos, recebi um convite bem legal que me incentivou bastante.
Um amigo que não via há algum tempo me ligou, e informou ter aberto uma loja para troca de óleo de veículos e venda de outros acessórios, de nome ABC Lub, e pretendia divulgar o nome da loja, para isso uma das opções foi "patrocinar" alguns corredores, amigos, e como sabia que treinamos, eu e mais 5 amigos aos domingos pela manhã, e que corremos há muito tempo, nos escolheu, ofertando camisa e short, anuidade de associação da Corpore e algumas inscrições em provas dessa entidade, a escolher.
Pensei muito nos Baleias, porque usar essa camisa para mim é orgulho, me sinto feliz, e acho que dá para conciliar, as provas que ele pagar, corro com a ABC Lub, que são as da Corpore, outras, vou de Baleias.
Já estamos inscritos na Meia da Corpore em 14 de Abril e na GRAAC em 12 de Maio, e treinamos neste domingo com a camisa, ficou legal, todo mundo igual no longão.
Um fato desses realmente me animou, parece que de repente, tudo clareou, voltei a sentir vontade de correr, vou disputar pelo menos uma prova por mês, e correrei Maratona somente no segundo semestre, o alvo agora é a Meia da Corpore, e o patrocinador nem faz questão que façamos tempo bom, pelo contrário, ele acha que quanto mais demorar melhor, muito bom né? Por ora é isso.